Em minha coluna DEFESA DO CONSUMIDOR no JORNAL FATO PAULISTA, edição de 163 - de fevereiro,
registrei o repudio dos consumidores ao “TERMO DE COOPERAÇÃO”. Assinado entre a APAS - associação dos supermercados paulistas e o Governo do Estado. Este termo foi apresentado ao consumidor como uma preocupação com uma solução “ecológica”.
registrei o repudio dos consumidores ao “TERMO DE COOPERAÇÃO”. Assinado entre a APAS - associação dos supermercados paulistas e o Governo do Estado. Este termo foi apresentado ao consumidor como uma preocupação com uma solução “ecológica”.
As sacolinhas de plástico seriam banidas e sacolas descartáveis seriam vendidas em seu lugar, caso o consumidor quisesse compra-las.
As sacolas descartáveis seriam produzidas em usinas de compostagem e são menos danosas ao meio ambiente.
As sacolas descartáveis seriam produzidas em usinas de compostagem e são menos danosas ao meio ambiente.
Só não contavam com a total desaprovação dos consumidores.
Os supermercados ofereceriam caixas de papelão além da venda das sacolas descartáveis, no entanto, é claro que não havia caixas de papelão para todos os consumidores nos supermercados, estas caixas acabavam nas primeiras horas. As usinas de compostagem são ainda em numero inferior a necessidade da demanda e claro não conseguem produzir sacolas descartáveis para suprir todos os pedidos dos supermercados.
Na edição 163 do JORNAL FATO PAULISTA fizemos uma conta simples multiplicando o numero de sacolas utilizadas por consumidor/ano pelo valor pago, somei também a economia feita pelos supermercados por não ter que comprar as sacolas antigas, de plastico – o resultado foi R$3.931.200,00 DE LUCRO! por ano de um supermercado!
Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, edição de sábado dia 18 de fevereiro o presidente da Apas – associação de supermercados paulistas, João Galassi, diz que os consumidores “fizeram contas” e admitia que a venda da sacola biodegradável foi um erro!
link da folha:
http://search.folha.com.br/search?q=SUPERMERCADOS%20ADMITEM%20ERRO
link da folha:
http://search.folha.com.br/search?q=SUPERMERCADOS%20ADMITEM%20ERRO
Diz também que “às vezes, precisamos dar um passo para trás para avançar dois à frente”. Seguramente houve uma queda nas vendas, principalmente as vendas “por impulso”, e mesmo as compras que o consumidor faz para todo o mês foram afetadas.
O Jornal Fato Paulista, se antecipou apontando o descontentamento do consumidor.
Estamos acompanhando os próximos passos desta desagradável novela.
Carlos Khalil
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