MUSICA E POESIA

A POESIA, A MUSICA E A ARTE NA SUA FORMA MAIS BELA!

Venha prestigiar nossos artistas! Toda semana músicos e artistas diferentes trazendo o melhor DA MUSICA DA ARTE E DA POESIA!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sacolas Plasticas - Dinheiro Jogado no Lixo!

Em minha coluna DEFESA DO CONSUMIDOR no JORNAL FATO PAULISTA, edição de 163 - de fevereiro, 
registrei o repudio dos consumidores ao “TERMO DE COOPERAÇÃO”. Assinado entre a APAS - associação dos supermercados paulistas e o Governo do Estado. Este termo foi apresentado ao consumidor como uma preocupação com uma solução   “ecológica”.





As sacolinhas de plástico seriam banidas e sacolas descartáveis seriam vendidas em seu lugar, caso o consumidor quisesse compra-las. 




As sacolas descartáveis seriam produzidas em usinas de compostagem e são menos danosas ao meio ambiente.

Só não contavam com a total desaprovação dos consumidores.
Os supermercados ofereceriam caixas de papelão além da venda das sacolas descartáveis, no entanto, é claro que não havia caixas de papelão para todos os consumidores nos supermercados, estas caixas acabavam nas primeiras horas. As usinas de compostagem são ainda em numero inferior a necessidade da demanda e claro não conseguem produzir sacolas descartáveis para suprir todos os pedidos dos supermercados.

Na edição 163 do JORNAL FATO PAULISTA fizemos uma conta simples multiplicando o numero de sacolas utilizadas por consumidor/ano pelo valor pago, somei também a economia feita pelos supermercados por não ter que comprar as sacolas antigas, de plastico – o resultado foi R$3.931.200,00 DE LUCRO! por  ano de um supermercado!

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, edição de sábado dia 18 de fevereiro o presidente da Apas – associação de supermercados paulistas, João Galassi, diz que os consumidores “fizeram contas” e admitia que a venda da sacola biodegradável foi um erro!
link da folha: 
http://search.folha.com.br/search?q=SUPERMERCADOS%20ADMITEM%20ERRO

Diz também que “às vezes, precisamos dar um passo para trás para avançar dois à frente”. Seguramente houve uma queda nas vendas, principalmente as vendas “por impulso”, e mesmo as compras que o consumidor faz para todo o mês foram afetadas.

O Jornal Fato Paulista, se antecipou apontando o descontentamento do consumidor. 

Estamos acompanhando os próximos passos desta desagradável novela.

Carlos Khalil

Nenhum comentário:

Postar um comentário